quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Zairyu Card falsificado com número autêntico era vendido por até ¥30 mil

zairyu-card
A partir de julho de 2012, o antigo “Gaikokujin Tokoru Shomeisho” (Certificado de Registro de Estrangeiro) foi substituído pelo “Zairyu Card” (Cartão de Residência). Com a mudança, o Ministério da Justiça esperava maior segurança no registro e controle dos estrangeiros residentes no Japão, mas, mais de dois anos após a sua implantação, começaram aparecer as primeiras brechas na segurança dos novos cartões.

Poucos meses após o início da troca do sistema, a polícia apreendeu vários cartões de residência falsificados com um alto padrão de sofisticação. Ao contrário dos cartões originais, os falsificados não contavam com o IC chip, mas exibiam o holograma e outras características de um cartão original.

No primeiro semestre de 2014, as autoridades apreenderam um total de 87 cartões de residência falsificados. No mesmo período do ano anterior, foram apreendidos 51 cartões.

Após uma investigação, o Polícia Metropolitana de Tóquio descobriu que os cartões falsificados eram fabricados por encomenda na China e eram enviados para o Japão pelo correio, através cartas simples.

“Basta uma foto, um endereço postal e um e-mail para encomendar um cartão falsificado da China”, revelou uma fonte investigada pela Polícia de Tóquio. Em setembro de 2014, um cidadão chinês revelou o esquema de falsificação após ser preso portanto um Zairyu Card falsificado.

O Ministério da Justiça conta com um sistema que permite a verificação instantânea online do número do cartão de residência. No entanto, os cartões falsificados exibiam números autênticos, dificultando a identificação dos cartões falsos. Segundo a polícia, um Zairyu Card falsificado com numeração válida era vendido por ¥30 mil, o dobro do preço de um cartão falso com numeração inválida.
Fonte: IPC Digital com informações do jornal Sankei Shimbum, Ministério da Justiça e Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário